domingo, 23 de maio de 2010

Prática de Recursos Humanos

No dia 22 de maio as consultoras da Conquista RH ministraram um curso sobre "Noções básicas de postura profissional" para os jovens atendidos pela Fundação Metodista no Projeto Liberdade em Ribeirão das Neves.
O curso teve duração de 3h e 30min e abordou assuntos relacionados à elaboração de currículo, dicas sobre entrevista de trabalho e postura profissional.
Facilitadoras: Luana, Leidiane, Ana Cláudia e Riquelle

Oficina do Currículo

Hora do lanche

Turma reunida com os certificados

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Visita ao Projeto Liberdade

No dia 13/03 as sócias Luana, Leidiane e Ana Cláudia visitaram a sede do Projeto Liberdade em Ribeirão das Neves.

Confira as fotos do local:


Sócias na entrada da Fundação


Sede do Projeto Liberdade


Salão onde são realizados os encontros com os jovens


Mural feito pelos jovens durante o projeto "Juventude ao Extremo"


Painel do projeto "Sombra e água fresca"


Biblioteca da Fundação

"Revaloração da Cultura Organizacional"

No mês de abril a Conquista RH realizou um trabalho sobre a "Revaloração da Cultura Organizacional".

O lema principal é "manter e mudar"! É disso que as organizações precisam, manter os valores centrais pré-estabelecidos e agregar novos para que acompanhem a evolução do mundo globalizado.

O vídeo que vocês assistirão aqui é protagonizado pelas sócias da empresa e retrata a realidade de uma família em que o pai (José Paulo) é mais conservador e não acompanha as mudanças que ocorrem no mundo, prendendo os filhos e sendo rígido com eles. Ele é casado com Helena, uma mãe atualizada e bastante compreensiva. O casal tem 2 filhos, Carolina e Luís Henrique.

O pai nessa história representa uma organização que mantém seus valores centrais e não agrega novos valores para acompanhar a evolução do mundo corporativo. Já a mãe, representa uma organização "revalorada", pois mantém os valores centrais e agrega novos, adaptando-se às mudanças do mundo em que vive.

A escolha de uma família como contexto para a história foi feita porque é em casa que aprendemos nossos primeiros valores, e é a família que vai nos moldar e nos preparar para o mercado de trabalho que nos espera.


Em breve aqui, o vídeo: "Sua casa, sua primeira organização"




terça-feira, 4 de maio de 2010

Espaço Humor!

Enquanto isso em uma entrevista de emprego...


Para refletir...


"Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia...pois o triunfo pertence a quem se atreve."

(Charles Chaplin)

Espaço Humor!


Fique Ligado!


No dia 08 de março, dia internacional da mulher Patrícia Alvarenga, coordenadora do curso de Recursos Humanos da UNA, foi uma das convidadas do programa Brasil das Gerais para falar sobre "Quem é melhor na gestão: homem ou mulher?"

Acesse o link e assista a entrevista na íntegra:
http://youtube.com/watch?v=G4nPJ6fYg_g

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Fique ligado!


Sábado, 01 de Maio de 2010 - por Daniela Cornachione

"9 Tarefas para quem ainda está na faculdade"


O site "10,000 Words - where journalism and technology meet" ("10 mil palavras- onde o jornalismo e a tecnologia se encontram") publicou uma lista com "8 coisas que um estudantes de jornalismo deveria fazer antes de se formar". Daniela Cornachione reformulou a lista com dicas para estudantes de comunicação e de outras áreas que achem os conselho úteis. Confira:


1. Crie um portifólio on line: trabalhos feitos para faculdade e para o estágio podem ser reunidos num portifólio on line. Vale postar texto, imagem, vídeo, som...Tudo o que você ache interessante para mostrar quais são suas habilidades. Currículo, redes sociais das quais participa também precisam estar lá.

2. Faça um blog: o site "10,000 words" recomenda: "você deveria estar 'blogando' desde o primeiro dia que pisou no campus". O blog serve para você treinar a forma como pesquisa e como se expressa. O ideal seria procurar um tema interessante e útil, e blogar a respeito.

3. Mantenha contato: acostume-se, desde cedo, a pedir dados para contato quando achar que alguém é profissionalmente interessante. Comece logo a organizar cartões de apresentação, e-mails e telefones, para poder facilmente entrar em contato. Se eles não quiserem falar com você, sem problema. Se eles quisere, podem ser contatos valiosos.

4. Troque o seu guarda-roupa: segundo o site "10,000 words", suas roupas devem dizer: "Sim, eu sou formado!"

5. Limpe os seus perfis nas redes sociais: lembra-se daquelas comunidades rebeldes no Orkut falando mal de um monte de coisa? E as besteiras ditas no Twitter? Pois é, elas não contam pontos para você numa seleção de emprego e podem atrapalhar durante muito tempo. Especialmente as posições ofensivas e incoerentes.

6. Converse com os professores: os professores ativos no mercado podem ajudar a encontrar trabalho. Mas isso só funciona se você tiver sido um bom aluno, claro.

7. Junte-se aos outros alunos: sem falar na importância de cultivar amizades, os colegas da faculdade hoje podem amanhã ser sócios, parceiros, clientes, empregados.

8. Faça estágio: se a faculdade não for integral e houver oportunidades de estágio, não as deixe passar. É uma experiência importante tanto como preparação para a vida profissional como para decidir se você está na carreira certa.

9. Tenha um plano B: é desanimador ouvir que você pode nunca trabalhar na área que pensava. Mas é preciso ter um plano B. Pense nas suas aptidões e interesses e lembre-se que um curso pode desdobrar em muitas carreiras possíveis carreiras, e cada carreira em muitos possíveis tipos de trabalho.


Responsabilidade Social

A Conquista RH desenvolve trabalho social no Projeto Liberdade em Ribeirão das Neves. O projeto é um anexo da Fundação Metodista, que tem sede no bairro São Gabriel em Belo Horizonte. A empresa oferece cursos profissionalizantes aos jovens atendidos pela Fundação.


A Fundação Metodista de Ação Social e Cutural foi fundada em 1988 na comunidade do São Gabril pela Igreja Metodista. Em parceria com a empresa internacional de construção civil Habitat for Humanity International, construiu 200 casas populares e uma escola infantil em regime de mutirão no bairro Liberdade em Ribeirão das Neves.

Em 1997 foi criado o projeto Liberdade em Ribeirão das Neves, com o objetivo de apoiar projetos sociais e atender a comunidade. A ação desenvolvida prioriza o atendimento às famílias menos favorecidas da região.

Desde 2006, em parceria com o Programa Sombra e Água Fresca, a Fundação Metodista tem se responsabilizado pelos programa desenvolvidos na instituição. A prioridade desse programa é o atendimento à crianças e adolescents, oferecendo oficinas artísiticas, atividades esportivas, palestras, cursos profissionalizantes, entre outros.

A fundação busca estabelecer parcerias que possam garantir a continuidade do Projeto Liberdade. Para tanto, coloca-se à disposição do Conselho Municipal da Criança e o Adolescente e da Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves, para que juntos consigam prestar o serviço à comunidade.