
Sábado, 01 de Maio de 2010 - por Daniela Cornachione
"9 Tarefas para quem ainda está na faculdade"
O site "10,000 Words - where journalism and technology meet" ("10 mil palavras- onde o jornalismo e a tecnologia se encontram") publicou uma lista com "8 coisas que um estudantes de jornalismo deveria fazer antes de se formar". Daniela Cornachione reformulou a lista com dicas para estudantes de comunicação e de outras áreas que achem os conselho úteis. Confira:
1. Crie um portifólio on line: trabalhos feitos para faculdade e para o estágio podem ser reunidos num portifólio on line. Vale postar texto, imagem, vídeo, som...Tudo o que você ache interessante para mostrar quais são suas habilidades. Currículo, redes sociais das quais participa também precisam estar lá.
2. Faça um blog: o site "10,000 words" recomenda: "você deveria estar 'blogando' desde o primeiro dia que pisou no campus". O blog serve para você treinar a forma como pesquisa e como se expressa. O ideal seria procurar um tema interessante e útil, e blogar a respeito.
3. Mantenha contato: acostume-se, desde cedo, a pedir dados para contato quando achar que alguém é profissionalmente interessante. Comece logo a organizar cartões de apresentação, e-mails e telefones, para poder facilmente entrar em contato. Se eles não quiserem falar com você, sem problema. Se eles quisere, podem ser contatos valiosos.
4. Troque o seu guarda-roupa: segundo o site "10,000 words", suas roupas devem dizer: "Sim, eu sou formado!"
5. Limpe os seus perfis nas redes sociais: lembra-se daquelas comunidades rebeldes no Orkut falando mal de um monte de coisa? E as besteiras ditas no Twitter? Pois é, elas não contam pontos para você numa seleção de emprego e podem atrapalhar durante muito tempo. Especialmente as posições ofensivas e incoerentes.
6. Converse com os professores: os professores ativos no mercado podem ajudar a encontrar trabalho. Mas isso só funciona se você tiver sido um bom aluno, claro.
7. Junte-se aos outros alunos: sem falar na importância de cultivar amizades, os colegas da faculdade hoje podem amanhã ser sócios, parceiros, clientes, empregados.
8. Faça estágio: se a faculdade não for integral e houver oportunidades de estágio, não as deixe passar. É uma experiência importante tanto como preparação para a vida profissional como para decidir se você está na carreira certa.
9. Tenha um plano B: é desanimador ouvir que você pode nunca trabalhar na área que pensava. Mas é preciso ter um plano B. Pense nas suas aptidões e interesses e lembre-se que um curso pode desdobrar em muitas carreiras possíveis carreiras, e cada carreira em muitos possíveis tipos de trabalho.