
A Fundação Metodista de Ação Social e Cutural foi fundada em 1988 na comunidade do São Gabril pela Igreja Metodista. Em parceria com a empresa internacional de construção civil Habitat for Humanity International, construiu 200 casas populares e uma escola infantil em regime de mutirão no bairro Liberdade em Ribeirão das Neves.
Em 1997 foi criado o projeto Liberdade em Ribeirão das Neves, com o objetivo de apoiar projetos sociais e atender a comunidade. A ação desenvolvida prioriza o atendimento às famílias menos favorecidas da região.
Desde 2006, em parceria com o Programa Sombra e Água Fresca, a Fundação Metodista tem se responsabilizado pelos programa desenvolvidos na instituição. A prioridade desse programa é o atendimento à crianças e adolescents, oferecendo oficinas artísiticas, atividades esportivas, palestras, cursos profissionalizantes, entre outros.
A fundação busca estabelecer parcerias que possam garantir a continuidade do Projeto Liberdade. Para tanto, coloca-se à disposição do Conselho Municipal da Criança e o Adolescente e da Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves, para que juntos consigam prestar o serviço à comunidade.
